free love chocolate cake

Free love chocolate cake. Foi com este nome que o bolo ficou conhecido aqui.

“É uma delícia, viu” foi como a Heloíse começou a receita ;). Eu meio que copiei e colei. Confesso. Plágio. Mas no universo receitas pode. Eu comentei também. Porque eu não aguento não comentar.

o bolo

secos:

  • 1 xícara (chá) de farinha sem glúten (Uma coisa é importante, leia no rótulo se a mistura contém ou não goma xantana ou goma guar na composição. Se não tiver você deve adicionar 3/4 de colher de chá de goma xantana aos ingredientes secos pra dar a liga na massa sem glúten)
  • 1/4 de xícara + 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1/4 xícara de açúcar granulado
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal marinho

molhados:

  • 1/4 xícara de azeite extra virgem
  • 1/2 xícara de maple syrup (ou agave)
  • 3/4 + 2 colheres de sopa de leite vegetal (qualquer um)
  • 1 e 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã

Posicione a grade no centro do forno e pré-aqueça a 180C (350F). Unte o fundo e lados de uma forma de bolo e coloque papel manteiga no fundo. Em uma vasilha, adicione todos os ingredientes secos: a farinha, cacau, açúcar, fermento, bicarbonato de sódio e o sal. De preferência peneire os ingredientes juntos pra misturar. Se não for possível, misture com um fouet ( ❤ ) e reserve. Eu misturei com um fouet ( ❤ ). Aqui na cozinha tem um monte de coisa, mas não tem peneira adequada pra isto. Em outro recipiente, misture todos os líquidos. Despeje os líquidos sobre os secos e misture com o fouet ( ❤ ) até homogeneizar bem. Este momento é incrível. Porque o líquido parece muito líquido. Mas o encontro do bicarbonato com o vinagre faz a mistura ganhar corpo, consistência. Deve ter a ver com a goma também. Só sei que misturar com o fouet ( ❤ ) os secos e molhados é a melhor parte. Mentira. A melhor parte é lamber, digo raspar, a vasilha da cobertura. Mas já chegamos na cobertura.

Despeje a mistura na forma preparada, bata sobre o balcão pra eliminar bolhas de ar e asse por 25-27 minutos e espetar um palito e sair limpo. Retire do forno, espere esfriar 5 minutos. Passe uma espátula ao redor das laterais e retire da assadeira. Retire o papel manteiga com cuidado, inverta o bolo e espere esfriar totalmente. Depois, embrulhe em plástico filme e leve à geladeira. Este foi um outro momento importante. Quem está no inverno do Maine pode só colocar o bolo do lado de fora da casa. Esfria mais rápido que na geladeira. Só coloque a cobertura depois de frio (essa etapa deixa o bolo muito mais molhado, se não tiver paciência pra isso, pode simplesmente cobrir e servir). Sim, deixa o bolo mais molhado. Tenha paciência que vale a pena.

cobertura

Prepare-se para um ganache incrível…

  • 227 gramas de chocolate amargo (70-72%)  (usei 200g e funcionou mesmo assim!)
  • 1 e 1/4 de xícara de leite de amêndoas ou de soja (mais pra ajustar a consistência caso necessário)
  • 2 colheres de sopa de açúcar granulado uma pitada de sal marinho
  • 1 e 1/4 colher de sopa de extrato de baunilha
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Pique o chocolate e coloque em uma vasilha. Esquente o leite, junto com o açúcar e o sal em fogo médio, mexendo de vez em quando até ferver. Imediatamente despeje todo o leite sobre o chocolate picado. Rotacione a vasilha pra submergir completamente o chocolate no leite. Eu não resisti e peguei o fouet ( ❤ ) para misturar. Supostamente eu deveria esperar 4 minutos. Não esperei e enquanto batia acrescentei o azeite. De novo tinha uma recomendação para esperar. Mas eu estava tão empolgada com a cobertura que depois de bater com o fouet até derreter todo o chocolate logo coloquei no bolo. Ela ficou macia, cremosa e lisinha. Se o chocolate não derreter totalmente você pode colocar em banho-maria para finalizar.

Vale a pena comer o bolo acompanhado de uma taça de vinho. Vale a pena também fazer pro seu amigo ou amiga que não pode comer glúten. Vale a pena fazer mesmo sem tudo isso. Mas com tudo isso vale muito mais a pena.
Gluten free and dairy free chocolate cake. Free 4 everyone. Free love”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s